| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Proa 06 Metodologia de Pesquisa

Page history last edited by PBworks 17 years, 7 months ago

Silvana Pires Silveira

29.06.2006

 

Diferenças e Similaridades entre Projetos de Pesquisa e Aprendizagem

Marie Jane Soares Carvalho e Leonardo Sartori Porto

 

 

 

 

 

"A curiosidade é a voz do corpo fascinado com o mundo. A curiosidade quer aprender o mundo. A curiosidade jamais tem preguiça! Por amor às crianças - e ao corpo - não seria possível pensar que o nosso dever primeiro seria satisfazer essa curiosidade original, que faz com que a aprendizagem do mundo seja um prazer? (...) O fato é que existe um descompasso inevitável entre os programas escolares e a curiosidade. " (Rubem Alves, Fomos Maus Alunos, Ed. Papirus)

 

Projeto Aprendizagem envolve:

 

*interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas.

*os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, portanto sem fragmentação disciplinar, e são direcionados por uma motivação intrínseca.

*cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos nos projetos e sua respectiva formalização, mas é preciso empregar o bom-senso para fazer as intervenções no momento apropriado.

 

Trabalhar com projetos significa lidar com ambigüidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo. O plano é a espinha dorsal das ações e vai se completando durante a execução na qual evidencia-se uma atividade que rompe com as barreiras disciplinares, torna permeável as suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global.

O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as inter-relaciona em uma totalidade provisória perpassada pelas noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania, que caracteriza o paradigma educacional emergente.

O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.

As questões de investigação são formuladas pelos sujeitos do conhecimento levando em conta suas dúvidas, curiosidades e indagações e, a partir de seus conhecimentos prévios, valores, crenças, interesses e experiências, interagem com os objetos de conhecimento, definem os caminhos a seguir em suas explorações, descobertas e apropriação de novos conhecimentos.

Cabe ao professor incitar o aluno a tomar consciência de suas dúvidas temporárias e certezas provisórias (Fagundes et al., 1999), ao mesmo tempo em que o a palavra design representa um projeto que engloba desde a concepção e criação segundo determinado estilo até a sua reprodução.

O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade, encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a potencialidade de aprender a partir dos próprios erros.

A partir de uma mudança pessoal e profissional é que se começa a refletir sobre a mudança da escola para uma escola que incentive a imaginação criativa, favoreça a iniciativa, a espontaneidade, o questionamento e a inventividade, promova e vivencie a cooperação, o diálogo, a partilha e a solidariedade.

Mas, para transformar o sistema educacional é preciso que essa reciprocidade extrapole os limites da sala de aula e envolva todos que constituem a comunidade escolar: dirigentes, funcionários administrativos, pais, alunos, professores e a comunidade na qual a escola encontra-se inserida.

 

 

 

Projeto de Pesquisa:

 

*também parte do pesquisador, mas é voltado a resolução de questões de ordem social;

*deve satisfazer não apenas o pesquisador, mas a situação que gerou a indagação contribuindo com a sociedade;

*o pesquisador deve decidir qual o melhor método para encaminhar sua pesquisa; *exige perguntas, curiosidades, utilização de experiências da vida;

*exige argumentação e contra-argumentação consigo mesmo;análise, estudo, leituras registros, coleta de dados e muita análise.

 

 

PA levam ao PP, ou seja, o trabalho com PA auxilia no desenvolvimento do pensamento;na questão da aprendizagem, sendo assim no futuro os alunos terão condições de trabalhar com PP o qual visa a busca de respostas a um determinado questionamento,uma vez que participaram de experiências, sanaram curiosidades e sistematizaram idéias. Serão artesãos intelectuais, conforme Wright Mills.

 

 


Tivemos visitas nesta página.

Voltar ao início da página

Comments (1)

Anonymous said

at 8:23 am on Oct 4, 2006

Prezada Silvana,

você afirma, com razão, que "PA levam ao PP, ou seja, o trabalho com PA auxilia no desenvolvimento do pensamento". Você julga que a pesquisa acadêmica (que sempre se inicia com um PP) pode auxiliar os PA?
Um abraço, Leonardo.

You don't have permission to comment on this page.